Square news

Treinamento Funcional com equipamentos modernos e suporte de profissionais da saúde é um dos destaques da LifeSquare

por LifeSquare |

O treinamento funcional atualmente é muito procurado por ser dinâmico e por mesclar diferentes capacidades físicas em movimentos combinados. Ele é muito importante para o fortalecimento e para o condicionamento físico geral. Na LifeSquare, o treinamento funcional é realizado com o apoio de modernos equipamentos, como o Desmotec e o Firstbeat, que ajudam no monitoramento dos treinos, tornando o controle das intensidades e volumes mais eficientes e deixando os alunos mais motivados. Além disso, as melhoras são significativas, com o suporte de profissionais de outras áreas da saúde, como fisioterapia, nutrição e Recovery.

Marcelo Zangrande, ex-preparador físico da seleção masculina de voleibol, é o responsável pelo treinamento funcional na LifeSquare e pela elaboração das estratégias e periodização do treinamento. Ele traz toda a sua experiência de ter trabalhado com jogadores de alto nível para os treinamentos dos clientes LifeSquare. “O treinamento funcional, como o nome está dizendo, trabalha a partir de uma função ou de uma necessidade específica, seja ela um gesto esportivo de alguma modalidade ou simplesmente um movimento corporal do nosso dia a dia”, explica Marcelo. “A principal finalidade deste tipo de treinamento é melhorar as capacidades físicas, como força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, etc, e também tentar melhorar a postura corporal do indivíduo”, conta.

Além de todos os benefícios físicos, o treinamento funcional faz com que a pessoa tenha a possibilidade de uma grande variação de exercícios, e não apenas os que são feitos tradicionalmente em uma academia de musculação e isso traz uma maior motivação para quem pratica. E na LifeSquare, além do estúdio indoor, existe ainda a possibilidade de realizar os treinos ao ar livre, no gramado e na pista de areia. 

Com um estúdio para treinamento funcional completo com acessórios como elásticos, cordas, bolas e cones, a LifeSquare tem um treinamento personalizado e possui como ferramenta dois equipamentos modernos: o Desmotec (sistema isoinercial) e o Firstbeat, de monitoramento cardíaco. “Com o Desmotec, a pessoa trabalha as fases concêntrica e excêntrica do movimento com a mesma intensidade, tornando o exercício muito mais eficiente. Além disso, no Desmotec, consigo quantificar a carga de trabalho do aluno, analisar os resultados em gráficos e o aluno tem o feedback visual desses gráficos, possibilitando um melhor entendimento e controle do exercício”, explica Marcelo.
“Firtsbeat é a ferramenta que faz o monitoramento das variáveis metabólicas através da frequência cardíaca, possibilitando um melhor controle e um trabalho mais assertivo durante a sessão de treinamento. Ele monitora algumas variáveis: frequência cardíaca máxima, percentual de frequência cardíaca, VO2 máximo, e percentual de VO2 máximo, EPOC (consumo de oxigênio após o exercício), calorias gastas durante o exercício, entre outros”. “Dessa forma, o treino tem melhor controle e o aluno fica mais motivado, pois ele acompanha o que acontece. O aluno vai executar exatamente o que for planejado para ele. Com isso, o resultado final é garantido”, declara Marcelo.