Square news

Osteopatia traz benefícios para o tratamento de lesões no esporte

por LifeSquare |

A Osteopatia é um sistema de tratamento de lesões e alterações orgânicas do corpo que visa restabelecer o equilíbrio corporal. No esporte pode ser usada como complemento ou alternativa para a reabilitação tradicional, por ter uma abordagem diferenciada, sem o uso de medicamentos e que prioriza a avaliação do indivíduo como um todo. 

“A Osteopatia corrige as disfunções já existentes no corpo dos atletas e também atua para minimizar o risco de novas lesões”, explicou Mariana Dacar, osteopata da LifeSquare, especializada pela Escola de Osteopatia de Madrid, que atua no Brasil há 23 anos, com reconhecimento internacional.

O uso da Osteopatia é sugerido pela OMS, Organização Mundial da Saúde. Os pacientes são muito favorecidos com este tipo de tratamento, porque são vistos de forma ampla, não só no plano muscular. O osteopata tenta entender como o paciente está e como ele pode ser beneficiado.

“Fazemos uma avaliação minuciosa para descobrir a origem da queixa do paciente. Por exemplo, se ele tem queixa de dor no ombro, é através da avaliação detalhada que vamos verificar quais estruturas e sistemas podem ter influência direta e indireta sobre o problema e se existem outras disfunções relacionadas”, explicou Vitor Capanema, osteopata da LifeSquare, que também é especializado pela Escola de Osteopatia de Madrid.

No Brasil, a Osteopatia exige uma formação extensa de cinco anos e somente fisioterapeutas podem exercê-la; já em outros países é considerada como outra graduação. O tratamento é feito de forma individualizada e inclui grande número de técnicas manuais, com repercussões distintas sobre cada tecido. “O osteopata tem várias ferramentas para tratar um mesmo problema. Apesar da técnica ser manual, ela se diferencia de uma massagem clássica, porque pode ser utilizada com atuações articulares e em outras estruturas, como na parte vascular, neural e visceral”, comentou o fisioterapeuta.

Apesar de ser mais conhecida em outros países, a Osteopatia vem crescendo no Brasil. Além dos fisioterapeutas da LifeSquare utilizarem esse método no tratamento dos seus pacientes, eles ainda estão envolvidos no curso de formação de novos osteopatas, compartilhando e aperfeiçoando seus conhecimentos na área de forma constante.