Square news

Crioterapia: os benefícios da técnica de recovery

por LifeSquare |

A crioterapia é uma das técnicas mais utilizadas pelos fisioterapeutas, principalmente em casos de lesões agudas. Ela pode ser definida como terapia pelo frio e sua aplicação geralmente é indicada nas primeiras 24 a 48 horas. O objetivo é retirar calor da área, favorecer a redução da taxa metabólica e da condução nervosa, para ajudar no controle da dor e inflamação que acontece nos primeiros dias de lesão. 

Os profissionais da área da saúde utilizam essa técnica para diversas finalidades, entre elas a diminuição do inchaço, da dor e do processo inflamatório que acontecem em lesões agudas e em pós-operatórios.  Na área esportiva também tem sido largamente utilizada para aliviar sinais e sintomas de dano muscular induzido pelo exercício, como forma de recuperação do corpo e manutenção do rendimento dos atletas.

Surgimento
Relatos históricos indicam que Hipócrates utilizava gelo ou neve antes de começar uma cirurgia e Dominique Jean Larrey (médico de Napoleão Bonaparte) realizava amputações menos dolorosas em soldados em temperaturas abaixo de zero. Os primeiros relatos sobre os efeitos terapêuticos do uso local do gelo são de Schaubel (1946) para tratamento da dor em tumores, nos EUA, e de Krieg, citado por Schaubel (1946), que verificou a diminuição do uso de analgésicos em pacientes operados, assim como menor desconforto com o uso do gelo.

Benefícios da Crioterapia

O principal efeito fisiológico da crioterapia é a redução do metabolismo local. Isso é ocorre pelo efeito da vasoconstrição isso é: a diminuição do diâmetro dos vasos no local de aplicação. Assim há o redirecionando do fluxo sanguíneo, que pode estar aumentado no local, levando mediadores químicos da inflamação geralmente associados à dor e inchaço em lesões agudas. 

Entre os benefícios da crioterapia estão:

- Diminuição do fluxo sanguíneo local;
- Redução da condução nervosa;
- Diminuição da percepção de dor;
- Controle do processo inflamatório;
- Diminuição do edema.

Além da tradicional aplicação da compressa de gelo, atualmente há formas mais modernas e eficientes de se conseguir os benefícios da crioterapia. 

Um exemplo é o equipamento Game Ready, que une compressão ativa cíclica e a crioterapia, com ação pelo menos 20% mais rápida. A crioimersão, que é a imersão em água fria, é outro recurso que pode beneficiar na recuperação do corpo pós-exercício, diminuindo a conhecida dor muscular de início tardio (DMIT). Na LifeSquare, os fisioterapeutas esportivos dispõem dos equipamentos e da tecnologia da Max Recovery.


Quer saber mais sobre crioterapia? Pergunte aos nossos especialistas.


*Colaborou: Fisioterapeuta Evany Salvador

Redação: Renata Dias | MTB: 53191/SP

Foto: Gazela Fotos